30 de dez. de 2010

Avatar , O Jogo


By: Rox

“O maior filme já realizado em 3D em todos os tempos”. A frase anterior é de ninguém menos que Steven Spielberg, o homem responsável por revolucionar a indústria do entretenimento trazendo para o cinema o que existia de mais moderno em tecnologia. George Lucas (Star Wars) e Peter Jackson (O Senhor dos Anéis) também ficaram impressionados com o que viram.

Essas são algumas das credenciais de Avatar, a aposta mais ousada do cineasta James Cameron (Titanic) e que levou mais de dez anos para ser realizada. Totalmente em 3D e com um visual exuberante a ficção científica de Cameron anuncia uma revolução na forma de “ver cinema” e proporcionar ao espectador uma experiência completa de entretenimento.

Para dar vida aos cenários multi-coloridos, armas diferenciadas e criaturas surgidas da imaginação do diretor, o filme nos leva ao século XXII a Pandora, uma lua em órbita de um planeta gasoso chamado Poliphemus, em Alfa Centauro.

Ali vive uma raça humanóide primitiva chamada Na’vi. Com um ar irrespirável para os seres humanos, para que eles pudessem se aproximar do planeta em missão de exploração foram criados híbridos humanos-Na’vi – os chamados avatares. Controlados pelos humanos por meio de projeção de consciência, os avatares finalmente se integram à cultura local, travando grandes batalhas.

Alguns minutos de jogo são suficientes para perceber que estamos diante de um provável bom título, longe do fracasso que são, em geral, os games baseados em filmes. A história do jogo, embora se assemelhe à do filme, não exatamente a mesma, por isso não espere algum tipo de spoiler ou mesmo fidelidade nesse sentido.

Você começa a bordo de uma aeronave militar, uma espécie de helicóptero com planador que permite parar no ar e controle total do veículo mesmo em meio a uma densa floresta. Os comandos são simples e você pode comandar o veículo com as teclas W, A, S e D, além da BARRA de ESPAÇO e a tecla SHIFT.

Visual do game Avatar

Sua missão, nesse primeiro momento é se infiltrar na floresta até chegar a uma base. A partir de então você prosseguirá em sua missão a pé, comandando um entre as dezenas de soldados espalhados pela região. Os controles de movimentação do personagem impressionam pela sua leveza.

Com configuração similar à dos FPS tradicionais, Avatar apresenta uma mobilidade fácil do personagem, integrando funções como trocas de armas diretamente a partir do scroll do mouse e também a possibilidade do seu personagem girar apenas o tronco e se deslocar em uma direção enquanto visualiza ou atira em outra.

Ação e guerra em cenários exuberantes

A parte gráfica, embora não seja um primor, não deixa em nada a desejar. Em nossos testes não utilizamos a Nvidia 3d Vision que, segundo o fabricante, é a recomendação ideal para obter as potencialidades máximas em gráficos e nos inovadores efeitos 3D

Durante a ação é possível perceber, ainda que suave, efeitos de construção dos cenários no horizonte à medida que o personagem avança pelo campo de batalha. As sombras, embora bem trabalhadas e nítidas em muitos pontos – como nas folhagens – também apresentam pequenas falhas de renderização, mas nada que incomode ou estrague a diversão.

Visual do game Avatar

Se nos cinemas a expectativa do filme que estréia em 18 de dezembro é enorme, nos games sem dúvida o impacto será menor. O que, de forma alguma, tira de James Cameron’s Avatar – The Game a possibilidade de figurar em listas de melhores do ano lançados em 2009

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