13 de dez. de 2011

Nova Geração - Sem controles


E ae galera, desda serie falando sobre a geração atual e futuras, venho falar essa semana sobre os famosos sensores de movimento. Quem nunca tem algum primo pequeno que se descuida e derruba seu controle enquanto joga? Realmente isso da raiva, mas com a nova geração e essa tecnologia, o conceito SEM CONTROLES iniciado pela Sony com o PS Move, pelo fato de ainda ter que segurar o controlador, foi uma boa iniciativa para sensor de movimento, inspirado no Wii, essa revolução concerteza inspirou a Microsoft a levar o conceito no pé da letra, criando assim o Kinect.
Os sensores de movimento, o objetivo dele na maioria das vezes, é atrair usuários casuais, pois por ser uma nova tecnologia dentro da área gamer, muitos ficam atraídos por essa tecnologia. A Sony tentou também atrair usuários hard cores para o PS Move, criou então varias series de Shooter compatível com o dispositivo.

PlayStation Move, Wii Mote ou Kinect?
Se você é usuário casual, e está atras de comprar um console desta geração e quer um sensor de movimento bem interessante, não irei responder esta pergunta a você, você ira se auto-responder. Aqui irei citar todas as funções e tecnologia do Move, Wii Mote e Kinect.

PlayStation Move, PlayStation Eye e Navigation





PlayStation Move, precisa ter obrigatoriamente a PS Eye, pois não utiliza-se sensores infra-vermelho como no Wii Mote. A tecnologia sem fio integrada com o Move é  bluetooth (tecnologia igual do wiimote), o PS3 tem uma limitação de 7 dispositivos entre Wi-Fi e BlueTooth, por isso pode se ter apenas 4 PlayStation Move conectado simutaneamente (para jogar alguns jogos com 2 players, cada player com 2 moves) ou 2 Move e 2 Navigation.
PlayStation Eye, antigamente servia apenas como webcam com microfone para video conferencia na PSN, ela era desvalorizada pois creio eu que ninguem queria fazer video conferencia por um video game não acha? ('-') Agora já em meados de 2010 ela ganhou uma utilidade muito grande, obrigando a todos comprarem ela, o PS Move utiliza como forma de detectar o movimento a PS Eye, o bulbo na ponta não serve apena como enfeite, mas sim a PS Eye detecta as cordenadas do move, e envia diretamente para o console, assim causa menos tempo de resposta.
Navigation, dispositivo semelhante ao Nunchuck, traz apenas algumas diferenças, mas diferenças muito vantajosas, como a tecnologia sem fio integrada (no wii mote precisa-se de um fio ligando o nunchuck e o wiimote), O PS Move apresenta também mais botoes que o nunchuck, fazendo essa comparação, mas o nunchuck ganha em um pouco mais de conforto, e por ele ser menor.


Wii Mote e Nunchuck



Essa dupla é muito semelhante do PS Move e Navigation, mas com um pouco menos de precisão, o problema e que o wiimote não utiliza-se tecnologia muito boa de sensor, utiliza-se infra-vermelho, diferente do Move. O dispositivo precisa de raios infra-vermelhos para uma precisão admissível.(vale ressaltar que o próprio console manda este raios para o controle) O dispositivo funciona perfeitamente no PC, so precisaria ter um original e um pequeno adaptador bluetooth (não vou ensinar a conectar o controle neste post, caso queira o tutorial mande-me um email, use o chatbox ao lado ou mande comentário por aqui).
O Wimote conectado ao PC, é muito diferente no console, pois no PC tem a ausência de raios Infra-Vermelho trazendo precisão muito baixa, pode-se resolver isso, basta apena ligar seu Wii perto do PC e deixa-lo lá, ou comprar uma sensorbar (essa é muito engraçada, acredita que da pra fazer uma sensorbar com 2 velas? irei explicar agora como funciona essa manha e porque funciona, é so procurar no youtube, não sei se causa danos ao dispositivos eu sei que não vou tentar caso eu adquira o wiimote).
O wiimote utiliza-se sensores infra-vermelho para saber as coordenadas do dispositivo na hora do movimento, onde é enviado pelo console ou sensorbar, 2 pontos ao redor do dispositivo, onde o controle capta esses pontos, e envia via bluetooth ao console/PC, por isso que utilizando 2 velas ao redor do Wii mote, pode usa-lo perfeitamente sem sensorbar.

Kinect



O kinect, o melhor sensor de movimento desta geração, utiliza-se o conceito SEM CONTROLE no pé da letra, onde que você pode simplesmente jogar com seu próprio corpo, o kinect utiliza-se de 2 super potentes câmeras  uma câmera RGB que pode ajudar na hora de detectar os movimentos e uma câmera sensora, onde ela manda fortes raios infra-vermelho para o espaço, assim podendo detectar a presença de matéria mesmo em um espaço sem iluminação.
O kinect contem 4 microfones de alta qualidade, onde que pode isolar os barulhos da sala e sua voz a poucos metro de distancia, em falar de distancia, não podemos deixar de falar que, o kinect precisa de pelo menos 1,8m de distancia vazio para funcionar perfeitamente, onde é uma sacanagem isso, para quem tem uma sala cheia de moveis você precisaria afastar todos para poder jogar perfeitamente, e pode ate da um pouco de problema precisando de ate mais de 2 metros de distancia.
Foi lançado recentimente o Avatar Kinect, onde que usuarios da Xbox live e kinect fiquem em uma sala virtual, e com o sensor, podem conversar como se estivesse na vida real. O sistema pode apresentar alguns problema, em uma analise feita pelo famoso Guilherme Gamer, o sistema da live apresentou problemas na hora de detectar o movimento, causando delays e ate erros no personagem.

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