26 de mai. de 2014

Megaman X - Super Nintendo - Analise.

Megaman X é um grande classico da Capcom, que até hoje traz muitas recordações. Eu joguei muito esse jogo na minha infância, onde eu tinha que ir na casa de um amigo para jogar, porém, nunca zerei. Eu zerei faz alguns dias, e hoje trago essa analise.


SOBRE:
Criado pela Capcom, a saga "Megaman" começou no NES (Nintendinho/Nintendo) no qual se tornou famoso no mundo da Nintendo. Durante algum tempo, todas as series precisar inovar, esse foi o caso de Megaman, o game evoluiu bastante desde os primeiros games, deixando um cenario menos colorido e infantil, deu a possibilidade do protagonista escalar paredes, o buster mais poderoso, etc... O primeiro jogo da saga "Megaman X" foi lançando em 1993 para SNES (Super nintendo), e será desse que irei falar agora.

                                                                     
 ENREDO:
A historia que temos no jogo é bem simples, o Megaman X ( ou somente "X") é o primeiro Reploid (Robô) que consegue sentir e pensar livremente, assim como um ser humano, foi criado pelo Dr. Light em algum momento próximo a sua morte. Essa habilidade dada é muito perigosa, pois ele pode quebrar a primeira lei da robótica “Um robô não pode ferir um ser humano ou, por omissão, permitir que um ser humano sofra algum mal”  então X dorme em uma capsula por vários anos. Anos depois Dr. Cain encontrou a capsula em que X estava em sono profundo, e a partir dos projetos originais ele criou replicas, ou Reploids. Pouco tempo depois alguns Reploids começaram a machucar pessoas, sendo estes chamados de Maverick, e assim alguns desses robôs foram selecionado para destruir os Maverick, eles são chamados de Hunters, e um tal de Sigma foi chamado para ser o líder dos Hunters, Por algum tempo tudo ocorreu bem, mas Sigma se tornou um Maverick, pois chegou a conclusão de que os humanos são inúteis e só atrapalham o crescimento dos Reploides, e a maioria dos Hunters acabam concordando com Sigma, que declara guerra a humanidade. Os humanos escondidos e perdendo forças, X decide se juntar a Zero, o novo líder dos Hunters.

Claro, a historia vai muito alem disso, se quiserem saber mais sobre a historia do game, vejam esse OVA do Megaman. 

O JOGO:
O Megaman X foi uma das minhas melhores experiencias nos videogames, sempre gostei muito de Megaman, a saga X é uma das minhas favoritas. Vamos falar sobre ele.

PARTE TÉCNICA!
O jogo é estilo plataforma, onde o personagem-titulo é mostrado de lado, com o grafico 2D, o game tem 8 fases, cada fase tem um Boss diferentes, ou seja, apenas 8 chefes. Sao poucas fases, porém, uma mais difícil do que a outra, cada fase tem um desafio padrão, com inimigos diferentes (as vezes repetidos da fase anterior). Recomendo que você tenha muita paciência para jogar esse jogo. Porque? Irei explicar abaixo. 



Bater ou Correr? 
"Eita porra, tem um bicho escroto querendo me esmagar, CORRE!"






                                             
Tem algumas fases onde correr do seu inimigo é mais necessário do que mata-lo, um exemplo bom é na foto a cima, onde tem um robô que sai esmagando tudo pela frente, nesse caso, você tem que fugir dele. Mas nem é sempre assim, as vezes o cenário fica lotado de inimigos que te atacam tanto que nem te deixam respirar, nesse caso, mate só oque for necessário.

Vidas raras!
"Ufa, finalmente encontrei uma"



   




Em toda a minha jogatina, eu raramente me deparei com uma vida e só foi apenas uma na fase inteira, e depois de recomeçar a fase por mais de 20 vezes eu achei outra novamente. Isso deixa o game um pouco mais difícil, pois o chefes são sempre mais difíceis, e raras vezes você tem um vida, então, posso dizer que você está ferrado.

Um jeito de ficar invulnerável... Temporariamente... 
"Estou invencível... por enquanto"
  

Em certas fases, você achará um robô, onde você poderá controla-lo, controlando essa maquina, você pode derrotar seus inimigos com apenas um golpe, a não ser que você encontre outro inimigo controlando um outro robô, assim terá mais um pouco de dificuldade, mas mesmo assim, você o derrota com 3 ou 4 socos. Acha que vai ficar com ele até o final da fase? não mesmo! Chegará um momento em que você terá que desistir do seu brinquedinho e dar adeus, pois será necessário, porque apenas assim você conseguirá continuar a fase e completa-la.

Escolha sua fase com sabedoria .
"Para onde irei agora?"




Cada fase tem o chefe, mas um chefe é mais difícil do que o outro, como o X ainda está fraco no incio do jogo, ele ganha varios "Upgrades" no final de cada fase, depois de derrotar cada chefe, mas terá uma fase em que você ganhará um upgrade sem precisar derrotar  um chefe, nesse caso, você terá que ir na fase do "Chill Pinguin Stage" ou seja, a segunda fase, pois lá você receberá um upgrade no qual será uma parte da armadura que faz o X ganhar velocidade, esse upgrade se chama "Leg Parts" onde você encontra jogando normalmente até chegar em uma capsula onde você irá encontrar o velho Dr. Light, que te irá lhe dar uma armadura para melhorar sua força.  Claro, não existe só uma dessas capsulas, mas estão escondidas, a mais facil de achar é essa, por isso é recomendável começas pelar segunda fase.


Habilidade da Leg Parts.





Anote, ou perca todo o seu progresso! 
"Alguém me dê um papel e uma caneta, por favor"







Sempre que você morrer depois que perder todas as chances e vidas que tinha, ou cada vez que passar de fase, verá um código na tela, e oque é isso? esse é o Pass Word, que em todo o caso, será o load. então sempre que você for jogar novamente, use esse código para recuperar o progresso e continuar de onde parou.




CONCLUSÃO:
Chegando há uma conclusão, vamos falar sobre os pontos positivos e negativos.

Pontos positivos:

  • Historia simples, porém interessante. 
  • Gráficos lindos e ótima jogabilidade, principalmente para a epoca do Snes
  • Super viciante.


Pontos negativos

  • Iniciantes passarão raiva por causa da dificuldade do jogo.
  • Vidas raras. 
  • Inimgos apelões.
  • Jogo muito curto.



"E ai, Victor, recomenda?" Mas é claro que eu recomendo, o jogo é muito divertido, pra falar a verdade, todos os games de Megaman são divertidos, super recomendado a todos. 


NOTA: 9.0 - Ótimo!


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...