28 de mai. de 2014

Crise na Capcom?

Olá galera, eu decidi fazer esse post por causa das grandes polêmicas que vem rondando a Capcom ultimamente.


 

A Capcom é uma companhia japonesa que publica e desenvolve games. Ela é conhecida por ter criado franquias multimilionárias, como Resident EvilStreet FighterMegaman e Devil May Cry
Se algum tempo atrás eu te dissesse que a poderosa Capcom estava passando por grandes problemas financeiros você provavelmente pensaria que eu estava fazendo piada. Mas de um ano pra cá os gamers estão ouvindo rumores de que a Capcom não anda muito bem, vamos entender o por que desses rumores.
Aí vem a grande pergunta: como a Capcom chegou a essa crise? Desde o seu começo, tudo que a Capcom fazia virava sucesso, tanto por franquias próprias quanto pelas franquias licenciadas. Ela já havia se tornado, então, umas das maiores empresas terceirizadas, no ramo de jogos, do mundo.
Tudo começou quando, dado ao sucesso da empresa, a Nintendo fez um acordo milionário com a Capcom pela exclusividade de jogos da franquia Resident Evil que gerou Resident Evil 1 Remake, Resident Evil Zero e envolvia, também Resident Evil 4. A Capcom quebrou esse acordo com a Nintendo  para aumentar as vendas de Resident Evil 4. Essa quebra de exclusividade levou a Capcom á uma pequena crise e também ao afastamento de alguns dos seus membros, entre eles, Shinji Mikami, o maior criador da série Resident Evil.
Ainda assim a Capcom continuou crescendo no mercado de jogos e ainda criou novas franquias como Devil May Cry e Okami..
Na geração passada, a Capcom começou tão bem quanto em todas as outras, com grande sucessos como Dragons Dogma, Dead Rising e Resident Evil 5, que, impulsionado pelo sucesso de Resident Evil 4, se tornou o game mais bem sucedido da Capcom. Mas, ainda nessa geração ela começou a tomar algumas decisões bem ruins que a levariam à essa crise, entre elas a decisão de contratar vários estúdios terceirizados para produzirem seus jogos, pois com isso ela conseguiria lançar mais jogos em menos tempo, mas isso também aumentaria o custo de produção dos jogos e ela não teria muito controle sobre a qualidade dos games. Foi assim que surgiram as maiores decepções da Capcom, que a levaram à essa grande crise. Esses jogos foram:

Remember Me


O jogo foi desenvolvido pela Dontnod Entertainment. Ele foi uma grande aposta da Campom e ela por sua vez investiu pesado nesse game. Porém, o game foi uma decepção. As vendas foram bem abaixo do esperado, por volta de 380 mil cópias vendidas.


Dark Void


Esse jogo foi produzido por dois estúdios diferentes a Airtight Games e a Iron Galaxy. Ele foi considerado um dos piores jogos de 2010. E as vendas foram ainda piores. Somando as oito versões que saíram para inúmeras plataformas o jogo vendeu pouco mais de 60 mil cópias.

Asura's Wrath


Asura's Wrath foi desenvolvido pela SyberConnect2, um estúdio conhecido pela produção dos jogos do Naruto, ele recebeu recebeu notas medianas da crítica. Mas ainda assim vendeu muito menos do que o esperado, cerca de 500 mil cópias. E o jogo ainda envolveu uma grande polêmica: algum tempo depois do lançamento do jogo a Capcom anunciou uma DLC onde ela mesma anunciava "o verdadeiro final do jogo" como se o final  do game fosse apenas uma forma de ocupar espaço.

Bionic Commando.


Um do sucessos do passado da Capcom foi trazido de volta pelo estúdio Grin. Mas as notas do jogo variaram entre medianas e ruins. O resultado das vendas foi anda pior. No primeiro mês de vendas nos Estados Unidos o jogo vendeu apenas 27mil unidades, somando todos os consoles.

Lost Planet 3


Ele sofreu mudanças drásticas em suas mecânicas. E diferente dos dois primeiros (que foram produzidos e publicados pela própria Capcom), ele foi desenvolvido pelo estúdio Spark Unlimited. Essas mudanças drásticas acabaram por desgastar a franquia fazendo com que o interesse pelo jogo caísse assustadoramente. O primeiro jogo vendeu 1 milhão e 920 mil cópias, o segundo vendeu 1 milhão e 630 mil cópias e o terceiro vendeu apenas 250 mil cópias. Outro prejuízo para os cofres da Capcom. 

Resident Evil - Operation Raccoon City
 

Um jogo que trouxe muitas expectativas para os fans, mas os deixou extremamente decepcionados. A Capcom contratou o estúdio Slant Six Games para desenvolver o game. Ao mesmo tempo que a própria Capcom desenvolvia o Resident Evil 6. Embora tenha vendido 2 milhões de cópias ele não conseguiu suprir os gastos e ainda por cima sujou a imagem da franquia

Resident Evil 6 


Quando Resident Evil 6 foi lançado, a Capcom estimou vender 7 milhões de cópias. Mas por conta do fiasco que foi o Resident Evil - Operation Raccoon City as vendas do 6 despencaram e o game só vendeu uma poco mais de 5 milhões de cópias.

Street Figther 4


Nem Street Figther se livrou de estar na lista das maiores decepções da Capcom. A rejeição quanto às versões de Street Figther 4 foi enorme. 
Street Figther 4 vendeu aproximadamente 3 milhões e 800 mil cópias, Super Streer Figther 4 vendeu 3 milhões de cópias contando com a versão para Nintendo 3DS. Na Arcade Edition as quedas nas vendas foram ainda mais drásticas, todas as versões somadas venderam um pouco mais de 600 mil cópias.

Megaman Legends 3



Os fans de Megaman também ficaram extremamente decepcionados com a Capcom, pois ela anunciou e cancelou vários jogos ainda na metade do processo de desenvolvimento e dentre eles o esperado Megaman Legends 3, o que frustrou muitos fans e causou uma perda enorme de dinheiro nos cofres já muito fragilizados da Capcom. Um dos principais responsáveis pelo game deixou a empresa para "seguir o seu próprio caminho". 


Devil May Cry


Outra franquia que sofreu quedas drásticas foi Devil May Cry. Muitos fans desaprovaram a ideia de um reboot e mais ainda as mudanças feitas em Dante. O novo Devil May Cry foi desenvolvido pela Ninja Theory o que elevou bastante o custo da produção. A Capcom esperava vender 2 milhões de cópias para cobrir todos os gastos. Mas o game vendeu um pouco mais de 1 milhão e 500 mil cópias, trazendo mais prejuízos para a Capcom.

Ultimate Marvel Vs Capcom 3


O primeiro jogo ( Marvel vs Capcom 3) vendeu 2 milhões e 300 mil cópias. Pouco tempo depois a Capcom anunciou a versão Ultimate, game que traz algumas alterações e personagens extras. Uma coisa que causou muita revolta entre os fans foi o anuncio de DLC's para essa versão que não eram compatíveis com a primeira versão do jogo o que obrigava quem queria esse conteúdo extra a comprar a versão Ultimate. A versão Ultimate vendeuu aproximadamente 300 mil cópias.

Demo paga?

A Capcom criou também o termo "Demo paga" para o jogo Nazo Waku Mansion para a Nintendo 3DS, aclamado como o primeiro jogo para a plataforma que faz total uso do giroscópio. Você podia comprar uma demo para experimentar o jogo.
A Capcom pretendia continuar com essa pratica mas ela repercutiu de uma forma tão negativa que ela acabou desistindo.

Conclusão

Recentemente foi revelado que a Capcom possuía apenas 152 milhões em caixa, o que é uma quantia extremamente baixa para uma empresa do porte da Capcom.
A Capcom está passando por um processo de recuperação, ela cancelou vários desenvolvimentos de jogos com empresas terceirizadas pois ela quer voltar a desenvolver os próprios jogos. Ela mesma afirma que o problema está na terceirização de produções para outros estúdios o que pode resultar em jogos de baixa qualidade.

Será que a Capcom vai se recuperar? Será que ela vai recuperar todo o prestígio que perdeu? Para fans da Capcom, como eu, só resta torcer.


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...