30 de jan. de 2015

Shadow of the colossus - Analise.

Quem nunca jogou Shadow of the colossus? ou então, quem nunca ouviu falar nesse aclamado game. Há alguns dias atrás eu comprei um Ps2, eu estva com saudades dos games classicos como esse, Resident Evil 4, Devil May Cry , entre outros. Então, o primeiro jogo que eu voltei a zerar foi esse: Shadow of the Colossus!

Vamos começar a analise:



SOBRE O JOGO:
Shadows of the colossus é um game desenvolvido e distribuído pela grandiosa Sony, é um game em 3ª pessoa de ação, aventura e mundo aberto. O game foi lançado em 2005 exclusivamente para Playstation 2, porém, seis anos mais tarde, foi laçado uma remasterização em HD para o Playstation 3.

ENREDO DO GAME (SEM SPOILER)

Wander é um jovem rapaz e também o protagonista do jogo. Havia uma garota em sua aldeia (ou região onde morava) chamada Mono, que foi sacrificada em propósito de algo ( que não é citado no game). Wander parece ter uma relação forte com a garota, e não se conformava com a morte dela.
No mundo de Shadow of The Colossus, existe uma local chamado de Região Proibida, um local de difícil acesso, sendo preciso atravessar uma Ponte do outro Lado das Montanhas, que ficam supostamente ao Norte. A ponte é a única maneira de entrar e sair da Região Proibida.

Ponto da região Proibida. (foto/divulgação)

Apertando start, você verá o mapa da região proibida. 

Mapa da região proibida. (foto/divulgação).

Wander conhecia essa região e sabia que lá habitava um espírito chamado Dormin, e que podia trazer Mono de volta a vida. Então Wander rouba uma espada chamada Ancient Sword ( Espada Ancestral) de Lord Emon ( supostamente um líder das aldeias) e parte em direção a Região Proibida.
Ao chegar, ele coloca o corpo de Mono num altar que há ali, ele então ouve uma voz que diz ser Dormin, alguns espíritos aparecem então Wander mostra sua Ancient Sword, e seu bliho faz com que os espíritos desapareçam. Dormin fica surpreso por Wander possuir a espada, quando Wander pede para que ele traga Mono de volta a vida, Dormin mostra 16 Totens que há na sala e diz que cada Totem representa um colosso que habita na região, então ele fala para Wander caçar e matar os 16 colossos, só então, Dormin iria trazer Mono de volta a vida.  Wander aceita, mesmo Dormin avisando que ele terá que pagar um preço. Então Wander pega seu cavalo Agro e parte em busca do primeiro colosso.

Altar onde a Mono está morta. 

JOGABILIDADE:



A jogabilidade do jogo é agradável... as vezes.  

De vez em quando, a jogabilidade é o que mais atrapalha no jogo, e porque? alguns botões fazem duas ações diferentes, por exemplo. O triangulo faz o personagem pular, mas é o mesmo que sobe no cavalo, ou seja, quando você está no desespero e quer subir no cavalo, você acaba pulando do lado dele e não consegue subir, então você tem que ficar parado por um segundo e depois apertar o botão para ele subir no cavalo. Fora isso, os comandos não são tão complicados e fácil de entender. 

A física do cavalo é muito ruim. 

Eu nunca passei tanta raiva enquanto andava de cavalo em um game, esse foi o primeiro. O cavalo demora um pouco para responder à alguns comandos, eu coloco ele pra virar pra esquerda, ele demorar cerca de 2 ou 3 segundos para virar, não vira na hora certa. Mas isso é apenas questão de 
costume. 

Combate repetitivo, mas não enjoativo. 


O protagonista possui duas armas, uma espada e  um arco e flecha. As duas armas são muito importante no jogo. O arco serve para distrair ou chamar a atenção do colosso, e a espada serve para atingir o ponto fraco do inimigo e mata-lo de uma vez. Essas são as únicas coisas que você faz no jogo, mas essas únicas coisas é a melhor parte do jogo. 


O sol mostra o caminho. 

Como estão vendo na foto acima, a espada do Wander está brilhando, e esse brilho está aprontando para frente, ou seja, enquanto você estiver na luz do sol, aperte Bolinha e Wander levantará a espada, e siga pela a direção que o brilho da lamina apontar, seguindo essa direção, você encontrará o colosso. 

Vale lembrar que a lamina apenas aponta pra onde tem que ir, mas não mostra o caminho para chegar lá, ou seja, você tem que se virar para chegar ao seu objetivo. 

JOGO MUITO MONÓTOMO? 
O que eu quero dizer com "jogo monótomo" ? pois bem, quero dizer que o jogo é muito parado e ao mesmo tempo repetitivo, e sim, realmente é. A unica coisa que você faz no jogo inteiro é andar de cavalo e matar colossos. Mas isso é uma coisa ruim? Não! de jeito nenhum, o jogo pode ser parado e repetitivo, mas não é cansativo nem enjoativo, pois a cada colosso que você mata, você quer matar o próximo, então você sai correndo e ansioso para derrotar o próximo colosso. 


O jogo não tem itens para pegar, não tem missões secundarias, não tem outros tipos de inimigos no mapa, não tem nada para fazer alem de matar colosso. Até mesmo as suas flechas são infinitas. Mas esse estilo se encaixa muito bem no jogo, e o deixa completamente divertido. Claro, alguns caminhos até o colosso são grandes e a cavalgada é longa, e é meio cansativo ficar apertando X para o cavalo correr para chegar rapidamente até o objetivo. Mas, quando você acha o colosso e começa a luta, se você morrer, você não vai precisar voltar no inicio do jogo, e sim, voltar no inicio da luta. Ou seja, não precisará voltar o caminho novamente. 

SOBRE A LUTA CONTRA COLOSSOS. 

A maior dificuldade para matar um colosso, é tentar subir nele, esse é o objetivo principal numa luta, achar um jeito de escalar o colosso, escalando o colosso você achará um ponto fraco brilhando numa cor azul ( o ponto fraco só aparece quando você está equipado com a espada) ali é só enfiar a espada no ponto fraco até o colosso ser eliminado. Em alguns colossos, existem mais de um ponto fraco. 

Cada colosso é diferente, então obviamente, o jeito de subir em um também é diferente. Alguns você tem que subir pela perna, outros pela mão, outros você tem que dar um jeito de derruba-lo para conseguir escalar. 

Não existem apenas colossos gigantes, também existem alguns pequenos que são mais rápidos e mais difíceis de matar, e também existem os aquáticos e aéreos, ou seja, os que nadam na água e os que voam no ar (a vá, serio Victor?)  

Dependendo da dificuldade em que você está jogando, alguns colossos serão mais difíceis pois mudará o ponto fraco de lugar, ou terá mais de dois pontos fracos. 


CONCLUSÃO:
Shadow of the colossus é um clássico aclamado por muitos, um jogo incrível e bem feito.Claro, tem seus defeitos, pois nada é perfeito, mas Shadow of the colossus é um dos games que entrou para minha lista de favoritos a muito tempo, e sempre será um dos melhores jogos que já joguei no aclamado Playstation 2

+ PONTOS POSITIVOS:
Pode ser monótomo, mas é muito divertido. 
Gráficos incríveis para a época. 
Enredo interessante e simples. 

- PONTOS NEGATIVOS. 
Comando de botões que atrapalham.
A física enquanto anda no cavalo é ruim. 
Cenário repetitivo. 

Nota final 9,9 - Incrível. 

"E ai Victor recomenda?" Claro que sim, se você nunca jogou, não perca tempo e compre logo que você não vai se arrepender!





1 comentários:

  1. tem itens no modo time attack tanto no hard como no normal acada 2 colossos um item entendeu

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...