19 de set. de 2016

Pokemon GO: O Monstros de bolso seriam espiões da CIA?

Olá, pessoas. Tudo certo? Eu estava navegando pelas as profundas águas virtuais, até que me deparei com algo que me chamou atenção. Ninguém sabe ao certo se isso é verdade ou não, mas dizem por ai que Pokemon GO é da cia, e usa o aplicativo para espionar os usuários. Eu achei isso um tanto quanto ridículo, mas ta virando a internet e os jogadores de cabeça pra baixo. Então vamos lá!

Resultado de imagem para Pokemon GO


Aposto que todos, até mesmo aquele que não gosta de vídeo games sabe da existência desse jogo que virou uma febre no mundo inteiro, e que demorou pra ser lançado aqui no Brasil. Mas depois que foi lançado, o jogo virou um tremendo sucesso entre os jogadores brasileiros, que fizeram até o mais sedentário (inclusive eu) sair de casa. 


jogo Pokémon Go foi lançado oficialmente pela Nintendo, em parceria com a Niantic e a Pokémon Company, em julho de 2016. Rapidamente, o jogo de realidade aumentada para smartphones se tornou um dos mais populares da história e, é claro, um prato cheio para os criadores de boatos! Muita gente pegando carona nesse assunto que está em evidência para espalhar notícias falsas a respeito.


VERDADE OU MENTIRA?

Claro que esse boato não foi a tona do nada! Dias antes,  um usuário do Reddit já havia levantado a hipótese infundada de que o Pokémon Go seria um jogo espiãoHomer_Simpson_ Doh (o nome do usuário do Reddit) falou com um paragrafo os termos de politicas de privacidade do jogo (sim, aqueles termos de uso que ninguém lê) que afirma dados que o usuário podem ser entregues ao governo caso fosse solicitado. 

Falta de privacidade:

Outro detalhe importante que foi ressaltado foi a falta de privacidade, pois assim que você começa o jogo, o usuario tem que entrar com sua conta do Google e, ao acessar, o jogador permite acesso a todas informações da conta. 

A falha de segurança foi descoberta pelo especialista Adam Reeve e a Niantic rapidamente procurou resolver essa questão



POKEMON, UM AGENTE DA CIA?

Voltando para a polemica envolvendo a CIA e o game. O inicio de toda essa teoria foi  seria o fundador da Niantic, John Hanke, que havia fundado outra empresa anos antes, a Keyhole Inc. Criada em 2001, a Keyhole foi a desenvolvedora de um software de geo-localização e foi vendida para o Google em 2004 (que transformou o software no que é o Google Earth). Até aí, tudo bem… Mas todas essas informações foram aumentando, e muita gente viu coisas que podem ser verdadeiras ou falsas de que a Niantic games seria um espião contratado pela a CIA para criar o jogo para espionar jogadores. 

Publicação foi compartilhada no Facebook por quase 18 mil pessoas (Foto: Reprodução/Facebook)










































Temos como exemplo, esse print, diz passo a passo e por etapas que o rumor pode ser verdadeiro, e eu li e reli. Pesquisei sobre a In-Q-Tel, mas não pude entrar no site deles porque é privado (afinal, é da CIA, né?) Essa publicação foi compartilhado no facebook por mais de 18 mil pessoas, e foi assim que o boato nasceu aqui no Brasil, mas vale ressaltar que o boato não criado apenas aqui. No Reddit, um dos principais fóruns virtuais dos Estados Unidos (link do site acima) um texto questiona a necessidade de tirar uma foto para caçar o pokémon. "Não bastaria o jogador ir até a localização da criatura e ter sua localização verificada por meio do GPS?", pergunta. Segundo o autor americano, todas as imagens registradas pelos usuários podem servir a um grande banco de dados, à disposição das agências governamentais. Há até um e-mail supostamente enviado por um diretor da CIA que fala na “Operação Pokémon Go para melhorar a moral pública”.


OPINIÃO:
Resultado de imagem para Pokemon GO

Aqui terá o espaço com minha opinião sobre o caso. Eu pesquisei bastente por esse assunto, por isso que eu demorei de postar isso aqui. Tirei minhas proprias conclusão e agora vai:

Como o post disse, o jogo foi feito pela uma empresa que usa o Google Maps, que foi feito pela a In-Q-Tel que é um site da CIA. Realmente isso faz sentido, se eu também não pesquisasse sobre a Niantic e o criador do jogo, eu acreditaria nesse boato. Eu pesquesei sobre o John Hanke e a Niantic e eu vi que essa empresa criou outro jogo do mesmo estilo de Pokemon GO cujo o seu nome é "Ingress". Que também usa o estilo de "Realidade Avançada" ou "Realidade Virtual" e mesmo assim ele não foi considerado um espião da CIA, e por quê?  Porque não fez sucesso? Acho que sim. 

Mas isso me deixa uma duvida, e se a Niantic criou o Ingress na espera de fazer um sucesso estrondoso igual a Pokemon GO e não conseguiu? E se ela usou um dos animes mais adorados por muitos (que no caso é o Pokemon) e fizesse uma parceria com Nintendo, que também é muito adorada pelo os gamers , aproveitou a fama para nos espionar? 

Se a Nintendo concordou em criar o game, ela sabe a verdade, e eu acho que a Nintendo não faria isso com os seus fãs. Pelo menos eu acho... Mas ainda tenho minhas duvidas. Tudo bate tão bem, tudo faz sentido. E vocês, oque acham? Vocês acham que seria verdade ou mentira? Deixe aqui os seus comentários! 



Se realmente for verdade, to com pena da CIA de me ver no banheiro caçando Pokemon.... Sim, fazendo qualquer tipo de coisa no banheiro... rsrs

Então é isso pessoal, até mais, Tchau Tchau! 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...