27 de set. de 2016

Dark Souls - Analise

Eu postei no Instagram da AGBR que eu fiquei muito fã de Dark Souls. Serio, foi um dos melhores RPG's que eu já joguei até hoje. A Raiva que você passa jogando esse jogo não é pouca, e um sentimento maior do que a raiva é a vontade de continuar jogando. Eu nunca tive a chance de joga-lo, até que um dia eu vi que ele estava disponível gratuitamente na Retrocompatibilidade do Xbox One, então eu pensei em dar uma chance pra esse jogo, e digo a vocês, foi amor ao primeiro Start.

Resultado de imagem para dark souls 1 wallpaper

Dark Souls nasceu para atormentar o jogador. É um dos poucos jogos que exige esforço e dedicação daquele que está jogando, pois muitos outros jogos só exige o tempo.

Então, sem mais delongas, vamos partir para a Anlise!

ESTATÍSTICAS: 
Plataforma(s): Playstation 3, Xbox 360, PC, Xbox One (Retrocompatibilidade) 
O analisador jogou no: Xbox One (Retrocompatibilidade) 
Desenvolvedora(s): From Software
Publicadora(s) Bandai Namco
Data(s) de lançamento:  22 de setembro de 2011
Gênero(s)RPG de ação, Dungeon
Modo(s) de jogo: Singleplayer, Multiplayer (Coop - Pvp) 


OQUE É DARK SOULS? 

Eu normalmente começaria essa analise falando sobre o Enredo, assim como todas as outras analises que já escrevi nesse blog.  Mas a questão de Dark Souls é diferente, o Enredo é altamente interpretativo, não temos muitas informações sobre a historia do game durante a gameplay, apenas a primeira cutscenes e diálogos com NPC's que estão espalhados pelo o jogo, e são informações o suficiente pra criar suposições ou certezas sobre o Enredo do game. Então eu andei pesquisando sobre o enredo e vou publica-lo aqui no blog, mas isso em um post que se trata apenas sobre esse assunto.

Resultado de imagem para Dark Souls 1 - Wallpaper

O Criador de Dark Souls queria criar um jogo que desafiasse o jogador, queria ver até onde um gamer pode chegar, se ele desistiria no meio do caminho, ou chegava ao final. Não falo sobre se cada pessoa é mais ou menos capaz do que as outras, mas no sentido de estimular o raciocínio e o desenvolvimento da inteligência dos gamers. 

Sendo assim, a From Software conseguiu trazer que exige capacidade, tempo, determinação e muita paciência para ser jogado. A jogabilidade de Dark Souls é construída de tal maneira que não há favorecimento demasiado dos gamers, nem uma dificuldade avassaladora. As batalhas são fortemente baseadas em estratégia e no melhor uso possível que você consiga fazer de um estilo de luta.

Resumindo: Se você sair igual a um louco, achando que Dark Souls é um "Devil May Cry", meu amigo, sinto lhe dizer mas você morrerá  incessantemente. É preciso avançar com cautela e atenção, estudar o seu inimigo, cada movimento antes de acerta-los, descobrir os cenarios e se planejar para vence-lo, é preciso morrer incontaveis vezes para Boss até você pegar o jeito certo da batalha e flagrar cada movimento do seu oponente e apenas esperar a hora certa para acerta-lo. 

Vocês com certeza conhecem aquele ditado "Vivendo e aprendendo" , pois é, esse ditado não se encaixa em Dark Souls, pois lá é "Morrendo e aprendendo" A morte em Dark Souls é um método de aprendizagem, pois você para e pensa "eu não devia ter feito isso" ou "Esse não é meu caminho" O jogo não da nenhuma instrução para onde você deve ir, todos os caminhos são abertos, e você pode parar em qualquer lugar e enfrentar inimigos que são provavelmente 10 níveis a mais que você. O jogo não possui minimapa, ou mapa comum. A não ser aqueles que os próprios jogadores desenharam e publicaram na internet para dar uma força ao jogadores, temos como um bom exemplo disso, o Felipe Ramos, que possibilitou o mapa para nos ajudar (Valeu Felipe!) 

Não há nada que te motive a continuar jogando, apenas a sua dedicação e motivação. Eu só continuei porque eu me viciei no jogo, porque se não fosse por isso, eu nem estaria escrevendo essa analise. 

ESCOLHA A SUA CLASSE COM SABEDORIA:
Resultado de imagem para Dark Souls 1 - Classes

A partir do New Game, você será jogado para a criação de personagens, onde você poderá escolher entre classe, sexo, e o nome do seu personagem. Mas não importa como será o nome do seu personagem, pois você nunca será chamado por ele, você sempre será chamado de "Undead" traduzindo "Morto-vivo

Entre as classes, temos: Cavaleiro, Guerreiro, Viajante, Ladrão, Bandido, Caçador, Feiticeiro, Piromante, Clérigo e Depravado. Provavelmente, os novatos irão ficar bastante tempo escolhendo a classe e se perguntando qual deve escolher, mas é bom que saibam que não importa a classe que você escolha, você poderá moldar o seu personagem pra ser qualquer outra classe. O que eu quero dizer é que as classe são apenas os itens iniciais do jogo, ou seja, você pode começar como um viajante, e mais tarde colocar pontos em força para usar uma Heavy Armor combinada com uma Long Sword e se transformar em um Knight tranquilamente.   Temos também a escolha do sexo do seu personagem, se ele será Homem ou Mulher, Um presente, que seria o item de inicio do jogo, como anel de vida, Bombas de fogo, mas a mais recomendável é a "Master Key" a chave mestra que serve para abir muitas portas e atalhos que estão trancados, e só seriam abertar caso você desse uma volta gigantesca no mapa, ou encontrasse a chave correta para aquela porta. 

Atributos:
Resultado de imagem para Dark Souls atributos

Apartir do momento que você sentar na Bonfire (Fogueira) ela torna o seu porto seguro, é o lugar onde você upa de level, destribui seus atributos, fortalece seu personagem, energia. Além disso, também regenera seu HP, sua Poção de Vida (Estus Flask) e suas magias (se caso você estiver usando)

Os atributos é aquilo que você escolhe para o seu personagem, como força, vitalidade, destreza, fé, resistencia, etc. Como eu disse, você terá toda a liberdade de transformar o seu personagem no que quiser, se você quiser transforma-lo de um Cavaleiro para Mago, você poderá apenas colocando atributos necessário para mago, como magia e fé por exemplo. Mas se preferir, você pode seguir a guide correta do seu personagem, por exemplo, se você escolheu um Cavaleiro, você pode aumentar seus atributos em força, destreza, resistência, vitalidade, ou seja, tudo que um  Cavaleiro precisa.

Abaixo uma foto explicando cada um desses atributos:

external image UVgdt.jpg
              external image Q8BZj.jpg



Levels:

Dark Souls é um jogo difícil de Upar, e porque é tão difícil? Porque como em todos os outros jogos, assim que atinge a quantidade máxima de XP, você upa automaticamente, e depois você pode upar as habilidades e atributos. Em Dark Souls é diferente, você carrega o XP (Que são chamados de almas) contigo e terá que leva-lo até a Bonfire, chegando lá você escolherá o seu atributo e upará, Ou seja,  se você morrer com o XP no bolso (Oque com certeza vai acontecer)  você terá apenas uma chance de recupera-los, se morrer novamente antes de pegar suas almas, você as perderá, e terá que passar por todo o processo de Farme para receber o mesmo numero de Almas que conseguiu.

OBSSaiba como upar o seu personagem. 

"Victor, Dark Souls tem  um level maximo? Já vi pessoas no level 200, seria infinito?" Não. Em Dark Souls, não temos um level máximo, e sim um level máximo para cada classe iniciada no jogo. Não entenderam? Ai em baixa vai uma leve explicação para vocês:

  • O nível máximo é de 713 quando se inicia como um Sorcerer (Feiticeiro/Mago), pois eles têm a menor resistência. Em seguida, 711 como Knight ou Thief, 709 como Wanderer ou Pyromancer, ou 710 para qualquer outra classe de partida.


  • Quantidade de almas necessárias do nível inicial para o nível 709 é 1,657,130,759.
  • Quantidade de almas necessárias do nível inicial para o nível 710 é 1,665,905,607.
  • Quantidade de almas necessárias do nível inicial para o nível 711 é 1,674,715,197.
  • Quantidade de almas necessárias do nível inicial para o nível 713 é 1,692,438,971. 

Porém, nem todas as classes começam no nível um, o Feiticeiro por exemplo, já começa com o nivel 7, e com todos atributos iniciais necessário para um Feiticeiro, Cavaleiro começa no nivel 5, e com todos os atributos necessário para Cavaleiro e assim por diante. Mas não vai achando que só porque começou em um nível "alto" que o o jogo vai começar fácil, começar no nível sete é a mesma coisa de começar no nível 0.

SISTEMAS DE FOGUEIRAS:
Resultado de imagem para Dark Souls - Bonfire
Como funciona: 
Fogueiras são o seu checkpoint e enquanto você estiver descansado, nada pode te atacar, então pode ficar despreocupado. Você pode upar a sua fogueira, usando humanidades, um item que você usa para sair do modo Hollow para o modo Humano, queimando humanidade na fogueira, ela fica reforçada e começa a te dar mais Estus Flask (poção de HP) no inicio, ela só te da 5, depois de reforçada, ela passa a te dar 10, e depois de um tempo, após derrotar um Boss, ela passa a te dar 20. Mas usada em uma fogueira, apenas ela estará reforçada, as demais não estarão, a não ser que você as reforce.

Após acender a fogueira, o jogador terá várias opções. Algumas só estarão disponíveis mais tarde, quando algumas condições forem conquistadas, ou alguns itens encontrados.
  • Descansar na Fogueira irá recuperar os Estus e as Magias do jogador.
    • Frascos não serão recuperados caso a quantidade atual carregada seja maior do que a quantidade que a Fogueira recupera. (Se o jogador tem 7, quando descansar em uma Fogueira que recupera para 5, ele terá 7 após sair).
  • Descansar na fogueira cura os estados Toxic e Poison.
    • O estado amaldiçoado (Curse) não é curado ao descansar na fogueira.
  • Descansar numa fogueira faz todos os inimigos mortos reviverem e voltarem às suas posições iniciais (excepto bosses, mini bosses e npcs).
  • As fogueiras não podem ser utilizadas se o jogador estiver a combater próximo delas.
  • Online: As fogueiras não podem ser utilizadas se o mundo do jogador for invadido.
  • Online:As fogueiras não podem ser utilizadas se o jogador tiver invocado fantasmas.
  • Online: Enquanto um jogador descansa numa fogueira, miragens de outros jogadores podem ser vistas próximas da fogueira.
  • Se o jogador matar o/a Fire Keeper de uma fogueira (Npc dono de uma fogueira) o fogo vai-se extinguir e não poderá descansar mais nessa fogueira, mas pode fazer warp se tiver a Lordvessel.
  • Se você tiver um item especial, você poderá reforçar e deixar a sua arma mais forte, ou reparar, caso ela se quebre. 
  • Você pode aprender magias e equipa-las. 
  • E temos também o teleporte (viagem rápida) que é conseguido na metade do jogo. 


JOGABILIDADE:
Resultado de imagem para Dark Souls - Gameplay

A jogabilidade de Dark Souls é um pouco difícil de se acostumar quando você é acostumado a jogar outros tipos de RPG, ela é muito variada e isso pode te atrapalhar um pouco no incio. os ataques são lentos no inicio, mas isso é por causa do seu nivel de destreza, como eu disse, você tem que melhorar atributos para melhorar no jogo. Se você upar só em força, o seu personagem terá apenas isso, ela não terá resistência, vitalidade, ou qualque routra coisa, por isso que disse: Saiba como upar o seu personagem. 

Os comandos respondem rapido, então não se afobe e sai apertando o botão igual a um louco, se não o seu personagem vai responder e você pode se dar mal. 

O Jogo possui a famosa "Stamina" e praticamente tudo a gasta: atacar, correr, saltar, rolar, conjurar magias e se defender, mas você upando a sua energia, sua Stamina será maior e demora mais um pouco para se acabar. 

O jogo possui o ataque básico, ataque forte, corrida, pulo, esquiva, atordoamento, Arcos e flechas, Bestas, cajados, talismãs (arma usada por Clérigos) e uso de escudo. 


TENHAM CUIDADO, ATÉ MESMO COM OS ITENS DO SEU INVENTARIO:
Resultado de imagem para Dark Souls 1 - inventário

Isso é uma observação importante, sempre leia a descrição do item que está no seu inventario. Alguns podem te ajudar, outros podem te ferrar. Por exemplo, existe um item que se usado, você perderá todos o seu XP e voltará pra fogueira, outros que podem deixar os inimigos ainda mais forte. Nem tudo que está no seu inventario é pra te ajudar.

BOSSES:
Resultado de imagem para Dark Souls 1 - inventário

É muito dificil derrotar um chefe sem morrer, cada um tem habilidades, golpes e poderes diferentes, e pra você derrota-lo, você precisa estuda-lo, decorar ataques, o tempo deles, até encontrar uma brexa pra atacar. Alguns são rapidos, outros são lentos, vai chegar uma hora que você terá que derrotar dois, até mesmo 4 chefes em uma batalha só, mas não se preocupe, você pode invocar npcs e até mesmo jogadores para te ajudar a derrotar chefes. O Boss que vocês estão vendo na foto acima é o Sif, the Great Grey Wolf, o chefe mais demorado que matei nesse jogo, foram literalmente 1 hora e meia de jogatina seguidas, sem parar, apenas defendendo e esperando a hora certa de atacar. 

Após derrotar um Boss, ele dropará a sua alma, e com ela você pode construir armas em um ferreiro especifico usando alguma outra arma especifica. 

GRAFICOS:
Os graficos de Dark Souls não são grande coisa, ainda mais comparado com outros jogos lançado na epoca (Como Skyrim, por exemplo) o grafico deixa a desejar. E eu não falo de Textura, e sim da coloração, o jogo é muito cinza. Sim, eu sei que é proposital deixar o jogo mais sombrio, mas da a impressão que seria preguiça da produção em melhorar.
Resultado de imagem para Dark Souls 1

Mas claro, os graficos não estragará a diversão (ou raiva) que Dark Souls oferece. 



DARK SOULS NÃO É GOD OF WAR!
Digo e repito, Dark Souls não é um jogo para você sair lutando e tentando fazer combos, Dark Souls é um game de pura estrategia e paciência. Nunca subestime os seus inimigos, seja qual for, ele pode te matar. 
Resultado de imagem para Dark Souls 1

Isso vale também para os chefes, eles podem parecer fracos, mas só parecem, eles podem te derrotar com apenas um tapa, então, fique esperto. Em Dark Souls você não é Kratos. Eu já vi / li muita gente xingando Dark Souls por ser tão difícil, seja em forum, analises, gameplays, etc. Se você é acostumado a jogar jogos faceis, linear e cheio de tutoriais, é certo que você terá muitas dificuldades em Dark Souls, assim como eu tive. 


CONCLUSÃO:
Dark Souls é um jogo que vai te fazer passar raiva, odio, rancor. Você vai querer jogar o controle na tela mas mesmo assim não vai querer parar de jogar. Quando se aprende a jogar, ele se torna viciante e você vai querer ir até o final. 

Vale a pena?
Sim, vale muito a pena, mas só se você tiver saco e paciencia para chegar ao final.
Resultado de imagem para Dark Souls 1 Wallpaper











0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...