Esse post se trata de uma conversa gamer. Estou falando daquele assunto polêmico que é o mais falado entre os fãs de Resident Evil: suas mudanças.
Em todos os blogs, fóruns, e até mesmo nas conversas entre amigos eu sempre escuto ou leio: "Pra mim parou no 3" , " Pra mim ficou melhor a partir do 4" , "desde quando zumbis falam, sabe atirar e dirigir? RE ta ficando uma bosta!"
Oque era terror, se torno ação.
Isso é oque todos comentam, o que era era terror, se tornou ação e claro, disso eu não posso discordar. Quando o primeiro jogo de Resident Evil foi lançado para o PayStation 1 em 1997 foi um sucesso estrondoso, vendendo mais de 33 milhões de copias. O sucesso foi tanto que fizeram remakes, inclusive para outras plataformas. O primeiro remake lançado para GameCube em 2002, Nintendo Wii (2009, sob o título Resident Evil Archives: Resident Evil) e Nintendo DS (2005, sob o título Resident Evil: Deadly Silence) e em 2015 para Xbox One, Xbox 360, PS4 e PS3. O Segundo veio depois e o sucesso foi certo, logo depois veio o Resident Evil 3: Nemesis que o próprio é adorado por muitos até os dias de hoje.
Ai chegou o aclamado Resident Evil 4, onde deixou o terror, a tensão, e até mesmo os zumbis de lado e focou mais na ação.
No Resident Evil 5 é a mesma coisa que são usadas nos inimigos, porém mais evoluída, e os inimigos tem outro nome: "Majinis"
Porque Resident Evil se tornou ação?
Segundo o próprio criador da franquia, Shinji Mikami, o motivo de ter levado o jogo à esse caminho foi apenas o fracasso de vendas do Resident Evil: Remake, lançado para o GameCube. Ele fez a seguinte declaração em uma entrevista à IGN:
"Uma coisa que eu venho observando ... Eu estive olhando o gênero Survival Horror por um longo tempo. Eu não acho que é especificamente porque os desenvolvedores querem apelar a um público mais vasto. Eu acho que eles só querem fazer seus jogos mais divertido, e se eles estão chegando mais e mais nessa direção, eles vão naturalmente para ir em direção a mais ação"
Isso pode levar Resident Evil ao fracasso?
Resident Evil é uma franquia incrível, que mesmo depois de tanta mudanças gênero pra gênero, a historia continua a mesma, e nela há uma desculpa muito bem feita pela a mudança, isso você pode ver no próprio game Resident Evil 4.
Resident Evil é uma franquia onde tem personagens e vilões carismáticos, cenas épicas, uma ótima trilha sonora, jogabilidade boa, ou seja, Resident Evil é uma ótima franquia mesmo depois de tantas mudanças. Então, na minha opinião, Resident Evil é uma franquia dificil de fracassar, se caso acontecer, irá demorar, e muito.
E porque não irá fracassar? Pense bem, Resident Evil é adorado por muitos, e muitos daqueles que abandonaram a franquia, entraram novos fãs no lugar. É difícil pensar que existem pessoas que preferem Resident Evil atualmente? eu sou uma delas, comecei a ser fã de Resident Evil a partir do 4, assim como muitos. O sucesso do RE 4 foi tão grande que acabou trazendo um novo publico para a franquia, sem falar aqueles fãs de longa-data que mesmo depois de tanta mudança continua a ser fã da franquia.
VOLTANDO AO PASSADO.
Resident Evil: revelations, um game feito na intenção de agradar ao fãs mais puristas que a cada novo jogo, criticam ferrenhamente a franquia por ter deixado o terror para trás e se tornado ação. Titulo que chegou ao Nintendo 3DS com a promessa de trazer de volta o terror, tensão, sustos, ambientes claustrofobicos, puzzles, e sim, isso tudo está presente no jogo, mas a Capcom não arriscou em transformar o game em Survival Horror pelo simples por essência para um console portátil, de menor repercussão, para que se o título fosse um fracasso, ficasse relegado a um segundo plano por não se tratar de um console de mesa.
A experiencia foi boa, e foi muito bem recebido pelos os fãs. Quem teve a oportunidade de jogar, vai se sentir de volta no mundo dos jogos clássicos de Resident Evil. Realmente o jogo trás alguns sustos, terror, lugares claustrofóbicos e puzzle. A unica diferença que vemos nesse jogo é a câmera em 3ª pessoa, com a câmera sobre o ombro do personagem, assim lembrando a velha mecânica de Resident Evil 4, 5 e o 6.
A Capcom cometeu um erro?
Você já chegou a perguntar se a grande Capcom cometeu um erro em mudar o estilo de Resident Evil por completo? No meu ponto de vista, a Capcom não cometeu um erro, e sim uma falha naquilo que já estava dando certo. O que quero dizer com isso? Em Resident Evil 4, o jogo foi mudado completamente assim como falei nesse post e na minha analise e mesmo assim, o jogo foi muito bem recebido e foi adorado. Então chegou o Resident Evil 5, o qual também foi um dos mais adorado e também um dos mais odiado. Foi a partir do RE 5 que todos começaram a criticar pra valer a saga. Então oque a Capcom fez para isso acontecer? Apesar de ter se saído muito bem em aspectos técnicos e de seu enredo ser bastante trabalhado e coerente, não se viu nele a mesma carga criativa e inovadora vista em RE4, isso por um simples motivo: RE5 nasceu sob forte influência dos jogos que foram influenciados por RE4.
Uma de suas grandes influencias foi o Gears of War, Gears of War, franquia que já nasceu sob forte influência de RE4 e que acabou evoluindo e andando com suas próprias pernas, apresentando inclusive elementos de gameplay e jogabilidades elogiadíssimos e amplamente aceitos pelos críticos e gamers. Dessa forma, Gears of War tornou-se influenciador de sua influência. Assim nascendo Resident Evil 5.
as novidades de Resident Evil 5 vieram não apenas com os gráficos em alta definição. Pela primeira vez na série, tínhamos um modo cooperativo e a aventura principal podia ser compartilhada por dois jogadores simultaneamente. Esse elemento é uma constante em Gears of War, que sempre coloca os jogadores em dupla contra a horda dos Locust. Também podemos ver o sistema de cover e o controle sobre o personagem de forma geral.
Seria uma coisa ruim?
Como eu disse, Resident Evil é uma saga consagrada e adorada por muitos gamers até hoje. Na minha opinião, as mudanças de Resident Evil não é uma coisa ruim e sim uma inovação, se você olhar para um lado, Resident Evil deixou de ser aquele jogo monótomo com cenários repetitivos e passou a ser um jogo frenético e empolgante. Claro, o jogo não precisa ser tão frenético a ponto de ter explosões, casas caindo, helicóptero caindo assim como aconteceu em alguns jogos da serie. Resident Evil pode mudar de estilo e continuar na mesma essência, temos como um grande exemplo a campanha do Leon no Resident Evil 6, a campanha começou com um terror bem leve, com um tensão grande e alguns pequenos sustos e então depois de alguns capítulos, começou a ter ação, mas não foi uma ação tão exagerada quanto a campanha do Chris ou Jake. Se Resident Evil continua nessa mesma essência de RE 6 ou RE: Revelations, a saga ficara muito boa e menos enjoativa.
Conclusão:
Isso não seria uma coisa ruim, e sim inovadora. Afinal, seria chato Resident Evil continuar na mesmice, né?
E ai, oque vocês acham? acham que essa mudança seria boa ou ruim para a saga? Lembrando que isso se trata de uma conversa gamer, e eu quero saber as opiniões de vocês também. Comentem o que acham sobre isso!
0 comentários:
Postar um comentário